Roubos e homicídios caem significativamente em Goiás

Os homicídios caíram 13,41%; as tentativas de homicídio reduziram 23,44%; os roubos de veículos caíram 32,42%; os roubos em comércio reduziram 46,77%; os roubos em residência tiveram queda de 37,22%

Os índices de criminalidade tiveram significativa redução neste ano em Goiás de acordo com os números apresentados nesta quarta-feira no balanço de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança Pública. Os homicídios caíram 13,41%; as tentativas de homicídio reduziram 23,44%; os roubos de veículos caíram 32,42%; os roubos em comércio reduziram 46,77%; os roubos em residência tiveram queda de 37,22%. Na ocasião, também foi informada a entrada em operação do Sistema de Comunicação por Rádio Digital.

“O resultado foi alcançado após a elaboração de um criterioso planejamento estratégico e do empenho de todos os integrantes das forças de segurança de Goiás”, afirmou o titulr da SSP, Irapuan Costa Júnior. Ele disse ter orgulho de servir a um governo correto, sério, honesto e que dá respaldo para que os agentes exerçam a função com segurança.  Anunciou também que 18 quadrilhas especializadas em roubos a bancos, nas suas várias modalidades, foram desarticuladas pelo Grupo Antirroubo a Bancos, Batalhão de Rotam, Comando de Operações de Divisas e Batalhão de Choque.

Segundo os dados do Observatório de Segurança da SSP, foi registrada queda na incidência de 11 indicadores de criminalidade em todo o Estado, no comparativo dos primeiros oito meses deste ano com o mesmo período do ano passado.  De acordo com o gerente da unidade, tenente-coronel Geyson Borba, um dos destaques é o trabalho realizado pelo Batalhão de Terminais, um dos produtos do Goiás Seguro, que levou à redução dos roubos, em 52,32%, e dos furtos, 19,32%, em todo o sistema de transporte coletivo da capital. Se for considerado apenas os terminais de ônibus do Eixo Anhanguera, a redução atinge 79%.

Geyson Borba explicou que todas as metas estabelecidas pelo Plano de Segurança Goiás Seguro foram cumpridas. “Foram implantados todos os programas, que agora já estão apresentando resultados, com a queda da criminalidade em Goiás. Tivemos uma redução de mais de 80% nos roubos e furtos de veículos na capital no mês de agosto deste ano. Os roubos a transeunte, comércio e residência estão com redução de 30% a 40%, índices mais elevados de queda dos últimos dez anos”, disse.

O superintendente executivo de Ações e Operações Integradas da SSP, tenente-coronel Francisco Jubé, explicou que o Plano de Segurança Goiás Seguro é uma política de segurança composta por um conjunto de ações, processos, estratégias e programas sociais. “Ele é efetivado através da integração das forças estaduais de segurança, com a cooperação das instituições e órgãos federais e municipais e da sociedade civil”, afirmou.

De acordo com tenente-coronel Jubé, o objetivo do Goiás Seguro é o enfrentamento da criminalidade de forma integrada, com a adoção de políticas públicas sociais. Também busca a continuidade dos trabalhos na redução dos índices criminais nas esferas operacional, de inteligência e social.

FOTOS: Comunicação Setorial

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027

Compartilhar