Preso no Mato Grosso suspeito de ter assassinado o Delegado de Polícia Célio Tristão
As Polícias Civis de Goiás e do Mato Grosso, numa ação conjunta, prenderam o suspeito de ter assassinado, em dezembro do ano passado, o Delegado de Policia aposentado, Célio Cassimiro Tristão, de 73 anos. Rafael Ferreira de Almeida, 22, foi preso na última segunda-feira, dia 26, no município matogrossense de Pontes de Lacerda.
Célio Tristão, um dos Delegados mais respeitados e queridos da Polícia Civil de Goiás, foi morto a tiros durante uma tentativa de roubo, em Goiânia. Ele conversava com o pedreiro de uma obra ao lado de um lote de sua propriedade, no Residencial Guarema, próximo ao Setor Urias Magalhães, em Goiânia, quando foi abordado e morto. Tristão foi alvejado na cabeça e teve seu veículo foi levado pelos criminosos.
Rafael Ferreira foi preso poucos dias depois do crime, juntamente com outros dois comparsas, e denunciado por latrocínio pelo Ministério Público. No entanto, o suspeito acabou sendo solto por engano ao ser inocentado pela justiça por um roubo, mesmo tendo contra si mandados de prisão por outros crimes.
Desde que Rafael Ferreira ganhou a liberdade, a Policia Civil goiana abriu várias frentes de investigação para localizar o paradeiro do suspeito. Finalmente, Rafael foi encontrado em Pontes de Lacerda, distante 483 km de Cuiabá.
O Preso foi transferido para Goiânia e colocado à disposição do Poder Judiciário. O Presidente da Associação dos Delegados da Polícia de Goiás (ADPEGO), Waldson de Paula Ribeiro, cumprimenta os Policias Civis de Goiás e do Mato Grosso pelo empenho e dedicação nas investigações que culminaram na prisão de Rafael Ferreira.
“A justiça começa, finalmente, a ser feita”, disse Waldson de Paula, relembrando a trajetória de trabalho do Delegado Célio Tristão ao longo dos cerca de 40 anos de serviços prestados à sociedade como Policial Civil. “Sua morte de forma bruta nos entristeceu muito”, completou.